sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Ignorância sob a internet barra computador

Continuando o assunto do post onde falo sobre os princípios secretos da internet, vou falar sobre o brasileiro, que na hora de conversar sobre tecnologia, se torna a pessoa mais ignorante e burra, o que leva o negociante a levar - ou tentar - levar vantagem sobre o cliente. Vamos começar com um exemplo constante. Mas não é às vezes que acontece, é muito freqüente.

O senhor, que sabe que a filha quer um computador, chega na loja e fala "Queria um computador", aí o vendedor/representante comercial lhe mostra as vantagens, que as vezes podem nem existir, porque a pessoa que 'quer um computador' não sabe sobre as verdades da tecnologia. Pra essa pessoa, Windows é o computador. Só existe esse. Se ele já viu algum Mac, achou que era skin pro Windows ou algo assim. "Dá pra por internet?".

O computador chega, a pessoa se anima, liga, começa a mexer, abre o Paint. "Nossa, que legal, da pra escolher os pincéis, as cores, que legal! Será que da pra mudar a cor do meu olho?". Depois se desespera pela 'internet'. O nome do navegador não ajuda, ele se chama Internet Explorer. Ele é o explorador da internet. É como o telefone. Já existe o Gtalk, mas as pessoas ainda usam o telefone porque é mais fácil e normal. Isso só até aquele amigo que entende chegar à casa da pessoa e ser questionado sobre a nova versão do Windows, que é mais bonita. "Não dá pra por no seu computador, só por mexer durante 2 minutos eu já percebi que ele tem pouca memória. Não rodaria bem, quanto é a memória RAM do seu computador?" "Não sei...".

Porque para comprar carros, o brasileiro tem as perguntas na ponta da língua e pra comprar computador é um completo ignorante? Tem um consultor naquela loja que te ajudará a fazer o melhor negócio. E quem disse que eu confio nesse cara? Bom, meu senhor, se você não confia nele e não sabe de nada de computadores, não posso fazer nada por você. É assim. Informe-se. Sei que ninguém lê meu blog, muito menos uma pessoa sem conhecimento sobre informática. Mas isso estará escrito aqui pra sempre. Pense. Tchau.

0 comentários: